« Home | Globos de ouro » | Feliz Páscoa!! » | Mais uma » | Tenho uma dúvida » | Você na TV!! » | Como foi possível não ter ido, hoje, à Avenida da ... » | Dia do Pai » | Devia de ser proibido » | Porque as paixões são sempre efémeras??? » | De volta ao meu reino »

Ainda da Páscoa

«É a levedura do pão que permite, quando adicionada á massa, que esta cresça e depois seja levada ao forno e forme o pão.O pão cresce devido a todo um processo de transformaçao realizado pela levedura, que quando misturada com a massa, que contém açúcares, vai começar a se reproduzir e a realizar a glicólise, de sequida dá-se a transformaçao do ácido pirúvico (produto resultante da glicólise) em etanol, tendo sido libertado, para que esta transformação ocorra, um gás, dióxido de carbono, é este gás que ao criar bolhas na massa vai provocar o aumento de volume da mesma.»
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Levedura"
Este ano decidi aventurar-me na cozinha e decidi, fazer folares, sinceramente este ano não sei porquê mas quase que existam folares à venda, e claro porque porque apetecia-me comer um folar realmente bom, caseiro, à moda do alentejo.
Um dos ingredientes é o conhecido fermento de padeiro, que é levedura do pão, este é um ingrediente que eu estou pouco habituada a utilizar porque normalmente os bolos levam farinha já com fermento e eu adoro "provar" a massa (ainda crua) dos bolos. E fiz exactamente o mesmo nesse dia, só que o efeito secundário foi ligeiramente diferente...houve uma pequena reacção quimica no meu estomago, muito semelhante à que teria ao beber muitos litro de coca-cola, por isso fui investigar o que era "levedura", e nada melhor que recorrer ao tão famoso e quase falido Wikipedia! Descobri o que queria!!!



Menino e meninas quando as vossas mamâs fizerem folares NÃO comam a massa crua!!!Acreditem é muito melhor depois de cozida :)